Software Gestão Climática: investimentos crescem 2023

software gestao climatica

Infelizmente é cada vez mais comum ver em noticiários reportes de níveis extremos de temperaturas em diferentes regiões do planeta.

 

Ondas de calor, frio, tempestades e outros fenômenos da natureza nos mostram que as mudanças climáticas temidas no futuro já estão acontecendo desde já.

 

Isso acende um alerta para a sociedade civil, empresas e governos, que identificam a urgência em se relacionar de forma mais harmoniosa com o meio-ambiente, uma vez que os danos já causados não podem ser revertidos, mas sim, evitar que se propaguem e tenham mais impacto no futuro próximo e para as próximas gerações.

 

Essa tendência se traduz em diversos comportamentos nos mercados.

 

Pesquisa sobre Investimentos em Software de Gestão Climática

Um estudo recente da Verdantix, empresa de pesquisa e consultoria especializada em tecnologia, sustentabilidade e ESG, intitulado 2023 Spend on Carbon Management and Climate Risk Software”, mostra que o gasto estimado com soluções para gestão climática mundialmente atingirá 1,7 bilhões de dólares em 2023.

 

Estima-se que na América Latina esse investimento represente uma porção de apenas 7%, com cerca de 91 milhões investidos, bem a menos que na Europa e América do Norte, por exemplo.

 

O aumento desse investimento significa maior capacidade de análises de dados a gestão de emissões de gases de efeito estufa (GEE) e de risco climático. Para o mercado, motiva empresas a buscarem soluções que tragam transparência, integridade no relacionamento com stakeholders e reputação das marcas.

 

A competitividade traz melhorias ao segmento, aumentando a abrangência da pauta ESG e beneficiando empresas e o meio-ambiente.

Iniciativas como a da ZANE estão dentro do espectro de um pioneirismo no país, uma vez que traz soluções criativas, tecnológicas, inovadoras e eficientes para a gestão de um dos maiores influentes do clima nos grandes centros urbanos: o transporte de veículos pesados como ônibus e caminhões.

 

Tais automotores são detentores de uma grande porção das emissões de gases como o NOx, altamente tóxico para seres humanos, e estão presentes em massa na maioria das grandes cidades, com funcionamento a diesel.

 

Esperamos que cada vez mais a sociedade reconheça a importância de se olhar para índices como estes e que empresas se proponham a um compromisso com a sociedade e com o planeta de se renovar a forma em que se respira, promovendo um melhor presente para nós e garantindo um futuro com menos impacto ambiental para as próximas gerações.