Consumo de Combustível nas Empresas
5 Curiosidades sobre o consumo de combustível nas empresas.
Uma boa administração do consumo de combustível nas empresas pode fazer a diferença no orçamento das mesmas.
Além dos benefícios de mapeamento da frota, controles de emissão de gases nocivos e de efeito estufa, a tecnologia da ZANE pode otimizar o uso do combustível nos veículos, identificando vícios de motoristas, possíveis defeitos e ajudando no cálculo e estudo de rotas.
Conheça cinco curiosidades sobre o tema agora mesmo. Vamos lá?
1 – Consumo pode representar até 40% dos custos de empresas.
É o que aponta um estudo da Associação das Empresas do Sistema de Transporte de Santo André, publicado em 2021. Estima-se que essa porcentagem seja tão alta, pois as companhias não buscam formas de otimizar o uso do combustível.
2 – O controle do consumo é um dos maiores desafios para gestores.
O cargo de Gestor de Frotas está cada vez mais deixando de ser uma função atrelada a outras e se tornando uma profissão.
O maior desafio dos profissionais, além de todo o controle da frota, é reduzir o consumo de forma inteligente.
Um mapeamento eficaz é o primeiro passo para a otimização. Ele permite que as rotinas sejam melhor compreendidas para ganho de performance.
Um controle eficaz das frotas garante o controle da manutenção, se faça o planejamento das rotas, quilometragem dos veículos e identifiquem possíveis defeitos nos veículos.
4 – A orientação dos motoristas faz a diferença.
Motoristas bem treinados, com menos vícios e que adotem boas práticas da empresa reduzem o consumo dos veículos, além de aumentarem a vida útil dos mesmos.
Companhias devem investir em treinamento e monitoramento de performance dos motoristas.
5 – Consumo de combustível está ligado às práticas ESG.
E diretamente. O controle do uso dos combustíveis torna a frota eco eficiente e de acordo com as práticas de ESG, tão exigidas no mercado atualmente.