Greenbonds no Brasil: o que são os títulos verdes, que estão prestes a chegar no país?
O mercado financeiro brasileiro está prestes a testemunhar um marco significativo com a chegada dos tão aguardados greenbonds, ou títulos verdes, emitidos pelo Tesouro Nacional. Em um esforço notável para impulsionar o financiamento sustentável, o Brasil está se preparando para lançar sua primeira emissão de títulos sustentáveis no mercado internacional.
De acordo com a secretária adjunta do Tesouro Nacional, Viviane Varga, a expectativa é que essa iniciativa ocorra ainda no segundo semestre deste ano. Esse passo representa não apenas um avanço na agenda de sustentabilidade do país, mas também uma oportunidade de captação de recursos no mercado externo, direcionando-os para projetos ambientalmente responsáveis.
Os greenbonds são instrumentos financeiros projetados para financiar projetos e atividades que tenham impacto positivo no meio ambiente. As normas recomendam processos claros e transparência para os emissores, os quais investidores, bancos, prestadores de serviço, agentes de colocação e outros podem usar para entender as características de qualquer Título Verde. Os greenbonds enfatizam a necessária transparência, precisão e integridade das informações que serão divulgadas e relatadas pelos emissores às partes interessadas por meio de componentes principais e recomendações adicionais.
Os quatro componentes principais para alinhamento com os GBP são:
- Uso dos Recursos
- Processo para Avaliação e Seleção de Projetos
- Gestão dos Recursos
- Relatórios
O lançamento dos greenbonds pelo Tesouro Nacional representa um passo significativo em direção a práticas financeiras mais sustentáveis e reforça o Brasil como um participante ativo no cenário global de finanças verdes, dando mais oportunidades para projetos que valorizem o meio ambiente, assim como greentechs, como a ZANE.